África

As tropas da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) já estão posicionadas ao longo das fronteiras com a Gâmbia e prontas para entrar no país e obrigar Yahya Jammeh, derrotado nas eleições de Dezembro, a entregar o poder ao vencedor Adama Barrow, que, num claro esticar da corda, vai fazer o juramento de tomada de posse hoje na embaixada gambiana no vizinho Senegal.




África

A empresária Isabel dos Santos possui a 8.ª maior fortuna de África, concretizada num património avaliado em 3,2 mil milhões de dólares, calcula a revista Forbes, no seu mais recente ranking de bilionários africanos, disponível online.


África

Os descendentes dos povos namibianos Hereno e Nama avançaram com um processo em tribunal dos Estados Unidos da América contra a Alemanha para exigir a reparação de danos causados pelas tropas imperiais que, no início do século XX, mataram milhares de membros destes dois povos, no casos dos Herero literalmente empurrados para o deserto onde morreram de fome e de sede.


África

A RD Congo vive momentos de relativa acalmia depois de meses de tensão política onde o caos parecia estar ao virar da esquina. Com a intermediação da Conferência Episcopal congolesa, foi possível levar para o interior da solução o histórico líder da oposição Etienne Tshisekedi. Que deve agora indicar o primeiro ministro para o período de transição política, que conduzirá à saída de Joseph Kabila do poder.


África

Dezenas de elementos das Forças Armadas da Costa do Marfim amotinaram-se na noite de Sábado para hoje e detiveram o ministro da Defesa, Alain Donwahi, em protesto pelo conteúdo de um acordo divulgado pelo Presidente Alassane Outtara que visava acabar com antigas reivindicações dos militares costa-marfinenses.



África

A Namíbia, um dos países mais afectados pela quebra da produção agrícola devido à prolongada seca dos últimos anos na África Austral, lançou um programa de apoio aos agricultores de subsistência nas regiões mais fragilizadas. Mas o Presidente namibiano aproveitou a ocasião para deixar um recado: O desenvolvimento económico e a erradicação da pobreza só terá sucesso se se debelarem os problemas do "tribalismo, do racismo e do regionalismo".


África

Pelo menos 50 pessoas morreram e cerca de 10 mil ficaram desalojadas na sequência de fortes chuvas que atingiram o sudoeste da República Democrática do Congo na madrugada da passada terça-feira, 27.




África

O ministro da Comunicação Social da República Democrática do Congo (RDC), Lambert Mende (na foto), garantiu que Angola não tem militares destacados na RDC, desmentindo assim as notícias sobre a alegada retirada de tropas angolanas do país, em ruptura com a liderança do Presidente Joseph Kabila.


Primeira Página