O anúncio foi feito hoje pelo próprio jogador, que na temporada passada representou o Benfica de Luanda, alegando que chegou o momento de parar e seguir outros "caminhos", embora queira continuar ligado ao futebol.

Explicou que foi uma decisão ponderada, mas oportuna, tendo em conta o momento. "Conversei com a minha família antes de tomar esta decisão. É difícil, mas algum dia tinha que parar", frisou o campeão africano em sub-20.

Quanto ao jogo de despedida, Gilberto informou que está a ser preparado, mas sem confirmação se jogará ou não. "Ainda não se definiu se poderei ou não jogar, vamos aguardar a decisão da equipa técnica", acrescentou.

Vão disputar o torneio quadrangular as selecções de Angola, Namíbia, RD Congo e Zâmbia. A prova começa a ser disputada sexta-feira e encerra sábado. A despedida do "canhoto" está prevista para o dia da final.

Gilberto havia contraído um traumatismo craniano em consequência de um choque com um adversário, a 26 de Julho, tendo ficado inanimado durante aproximadamente 20 minutos, mas depois foi levado para uma clínica já consciente, onde ficou três dias internado.

No seu currículo desportivo, o futebolista já foi campeão nacional pelo Petro de Luanda (2000 e 2001), detentor do título do africano de sub-20 (Etiópia'2001) pela selecção nacional e participou no campeonato do mundo de sub-21, na Argentina.

Representou ainda o Al-Ahly do Egipto, o AEL Limassol do Chipre e Lierse da Bélgica, antes de regressar ao país em 2013 para ingressar no seu clube de formação, o Petro Atlético de Luanda, tendo rescindido contrato em 2014.

Angop/NJ