Segundo David Bennett, director da divisão de joalheria da Sotherby's internacional, trata-se do "preço mais alto por quilate" já obtido por um exemplar deste tipo de pedra preciosa.

Antes da venda em Genebra, o valor do diamante era estimado entreUSD 35 e USD 55 milhões.

"Trata-se do maior preço já alcançado por uma joia em leilão", declarou à agência de notícias AFP, dizendo-se "muito feliz por ter alcançado este recorde". Com a comissão paga pelo comprador, que fez o lance por telefone, o preço total do diamante foi de 48,634 milhões de francos suíços (USD 45 milhões).

Para poder fazer lances para este diamante, era necessário fazer um registo e dar garantias à Sotheby's, por isto apenas os candidatos à compra que atendiam a certos requisitos particulares puderam participar efectivamente do leilão.

O diamante era o último lote desta venda de alta joalheria da Sotheby's, que encerrou seu tradicional leilão de joias excepcionais de novembro em Genebra.

Outro lote de destaque, um anel com um enorme rubi encrustado, que pertenceu à rainha Maria José da Bélgica, não teve comprador. O valor era estimado entre USD 6 e USD nove milhões.

Mais sorte tiveram duas joias vendidas pelo actor escocês Sean Connery, muito comentadas pelas 200 pessoas que compareceram ao seu leilão. Um diamante pingente rosa-alaranjado da sua propriedade foi arrematado por USD 3,38 milhões, enquanto seu valor era cotado entre USD 1,2 e USD 2,4 milhões.

Um anel de diamantes, também pertencente ao eterno 007, foi arrematado por USD 200 mil, sendo que os lances começaram em USD 150 mil.