A garantia foi prestada nesta sexta-feira, à imprensa, pelo Secretário-Geral adjunto da ONU e director regional do Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento, Abdoulaya Mar Dieye, que cumpre uma visita de trabalho de três dias ao país.

De acordo com o diplomata das Nações Unidas, Angola poderá ganhar com este processo de graduação alto ranking político e económico, bem como acesso a vários financiamentos.

Aferiu que o processo de graduação será um ganho não apenas do Executivo, mas de todos os seguimentos da sociedade angolana.

"Este é um movimento global de todos angolanos e de todos os parceiros de Angola, incluindo as Nações Unidas", expressou.

Por outro lado, a secretária de Estado das Relações Exteriores, Ângela Bragança, explicou que o processo de graduação é natural, porque Angola entrou para a lista de países menos avançados em 1994, fruto da situação difícil que vivia naquele período.

Adiantou que o país, na altura confrontado com uma guerra atroz, um grande número de deslocados, teve que contar com largo apoio da comunidade internacional.

Fez saber que as Nações Unidas têm critérios definidos para os países com baixos rendimentos e hoje Angola, com o rendimento perca pita que apresenta, já não se enquadra na lista de países menos avançados.

"Temos que reconhecer que será também um posicionamento de certa forma injusto, tendo em conta o percurso que enfrentamos desde o fim da guerra e as perspectivas que estão plasmadas nas nossas estratégias de desenvolvimento", vincou.

Referiu que o país ambiciona um posicionamento compatível na comunidade internacional e, por isso, estão alinhadas as estratégias no âmbito do Plano Nacional de Desenvolvimento, que é uma estratégia de médio e longo prazo.

"Então sairmos da lista dos países menos avançados é um objectivo que está neste dois instrumentos", sublinhou.

Disse haver outro compromisso para com a diversificação económica e melhoria dos indicadores sociais, por um lado, para criar a sustentabilidade da nossa economia e, por outro, melhorar o posicionamento do país no âmbito do índice de capital humano.

Angop/NJ