Em declaração à Angop, a propósito do Orçamento Geral de Estado (OGE2016) a ser aprovado em definitivo a 11 de Dezembro próximo, Simão Barros considera a Agricultura, Pesca e a Indústria como sectores fundamentais para o desenvolvimento económico do país.

Para o economista, 2016 será um ano de muitas melhorias para a sustentabilidade económica do país e geração de emprego pelo Estado, tendo em conta a fatia recaída aos aludidos sectores.

Simão Barros avança que o OGE, ainda em discussão pelos grupos especializados da Assembleia Nacional (AN), é inclusivo e poderá preencher as dificuldades que o país enfrenta, face a queda do preço do petróleo no mercado internacional.

Disse ainda que a Educação e a Saúde são sectores sensíveis, razão pela qual devem merecer a maior atenção do Executivo, com políticas que visem melhoria em termos quantitativo e qualitativo.

De acordo com o especialista, não é possível fazer a diversificação da economia olhando apenas no petróleo (principal contribuinte do Orçamento Geral do Estado). Deve-se igualmente olhar noutros sectores como a Agricultura, Pesca, Indústria Transformadora, entre outros.

Angop/NJ