Em declarações esta quinta-feira à imprensa, o chefe de departamento do INAD nesta província, Paulo Taucondjele, explicou que as zonas abrangidas foram o Cuenha, num espaço de 250 mil metros quadrados, local onde poderão ser construídas residências para albergar as populações das zonas ribeirinhas no âmbito da requalificação urbana.

Ao longo do ano foram igualmente, segundo o responsável, recolhidos e destruídos vários projécteis, com destaque para 305 minas anti-pessoal, 80 minas anti-tanque, 356 engenhos diversos e 5.180 munições e pequeno calibre.

Questionado sobre as perspectivas para o próximo ano, avançou que as equipas de pesquisa, levantamento e controlo de qualidade, fizeram um trabalho excelente no sentido de registarem todas áreas cadastradas para posteriormente serem livres de engenhos explosivos.

“Temos já o nosso pessoal preparado e os equipamentos em condições. Vamos atacar a área para o reassentamento das populações vindas dos países vizinhos, mormente Zâmbia e Namíbia na localidade de Muica”, disse.

A área turística do Cuito Cuanavale (Triangulo do Tumpo), a de agropecuária, na localidade do Cuelei, e a agropecuária do Missombo, bem como a estação ferroviária do Macueva, para o projecto de parqueamento de motores e vagões dos Caminhos-de-Ferro de Moçâmedes, estarão igualmente, segundo o responsável, livres de minas em 2016.

A província do Cuando Cubango conta com a participação de sete brigadas, todas apetrechadas com equipamento necessário para desenvolver o trabalho, sendo quatro das FAA, ao passo que o INAD, a Polícia de Guarda Fronteira e a Hallo Trust contam igualmente, com uma brigada cada uma.

Na ocasião, o vice-governador da província do Cuando Cubango para o sector político e social, Pedro Camelo, destacou o empenho do Instituto Nacional de Desminagem (INAD) na criação de condições para a livre circulação de pessoas e bens.

Em declarações à Imprensa, no final do evento, Pedro Camelo realçou que o trabalho do INAD tem igualmente contribuído para a implementação e desenvolvimento de infra-estruturas sociais e económicas, destinadas ao bem-estar da população.

O governante considera que em função da dinâmica que tem sido implementada pelos profissionais do INAD, o país em geral e a província em particular, poderá, num curto espaço de tempo, estar livre de engenhos explosivos.

Angop/NJ