Perante milhares de militantes do MPLA, que no último sábado, 23, acorreram ao Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva para apoiar a campanha especial de crescimento do partido, Higino Carneiro garantiu estar atento às reclamações dos luandenses.

Da reabilitação das estradas e pontes, às construções em zonas de risco, passando pela actuação das administrações municipais, um dos pontos altos do discurso do primeiro-secretário do comité provincial do MPLA incidiu sobre a segurança.

"Estamos preocupados com a iluminação pública", declarou o general, apelando a uma maior vigilância colectiva.

"Nas ruas principais há escassez de energia porque os meliantes aparecem e roubam os PT"s [Postos de Transformação]. Isso custa dinheiro. Não podemos investir hoje para amanhã alguém tirar. Até onde a gente vai parar? Muitas vezes observamos fazerem-se coisas destas e não dizemos nada. Não denunciamos", assinalou o governador de Luanda.

Para além apelar ao dever cívico, Higino Carneiro garantiu uma maior e melhor intervenção policial.

"Estamos a trabalhar no sentido de fazer com que a polícia esteja mais presente", adiantou o governante, defendendo que há "várias esquadras construídas que precisam de ser equipadas e melhoradas".

Da mesma forma, o primeiro-secretário do comité provincial do MPLA destaca a necessidade de "dar melhor formação aos agentes policiais, num processo de reciclagem permanente, para que possam cumprir melhor o seu papel".

O governador de Luanda reiterou a ideia de criação de uma Polícia Municipal em Luanda, conforme anunciado na conferência de imprensa que assinalou os seus primeiros três meses à frente da gestão da capital.