O médico etíope é o segundo a anunciar a candidatura ao cargo, com eleição marcada para Maio de 2017, depois de Philippe Douste-Blazy, ex-ministro da Saúde e dos Negócios Estrangeiros francês ter avançado para o lugar.

Médico de formação e especialista reconhecido na área do paludismo, Tedros Adhanom anunciou formalmente a candidatura numa conferência de imprensa em Genebra, à margem da assembleia geral da OMS, que junta uma vez por ano todos os membros desta organização das Nações Unidas.

O governante surgiu no encontro com os jornalistas acompanhado de várias personalidades africanas, entre os quais os ministros da Saúde da Etiópia e da Argélia, Kesetebirhan Admasu e e Abdelmalek Boudiaf, respectivamente.

Tedros Adhanom, 51 anos, já foi presidente do Fundo Mundial de Luta contra a Sida, a Tuberculose e o Paludismo.

Em 2017, a assembleia mundial da Saúde escolherá o novo director-geral de entre três candidatos, o que é uma novidade. Até agora, apenas um nome era submetido pelo Conselho Executivo da OMS.

As candidaturas estão abertas até 22 de Setembro, a eleição ocorrerá em Maio de 2017 e a posse acontecerá dois meses depois, em Julho.