Na conferência de imprensa, após o 14.º encontro jogado no GirabolaZAP 2016, a direcção do Porcelana F.C anunciou não ter capacidade para suportar os encargos da equipa na competição.

A equipa que representa a província do Kwanza Norte, nos 14 jogos já realizados, alcançou apenas duas vitórias e somou apenas mais um ponto relativo a um empate. Derrotas foram quatro.

No encerramento da jornada 14, o Petro de Luanda venceu na noite de domingo, por 2-0, o Benfica de Luanda que vê, assim, agravada a sua situação no campeonato nacional de seniores masculinos de Futebol.

Durante a tarde de domingo destaque ainda para a vitória do Recreativo da Caála, por 3-1, na viagem do Huambo até ao terreno do Desportivo da Huíla, no sul do país, agora com ambas as equipas a somarem os mesmos 18 pontos.

O Recreativo do Libolo, campeão angolano de futebol em título, mantém-se em perseguição ao líder 1.º de Agosto, depois de ter vencido, também no domingo, na deslocação aos vizinhos do Kwanza Norte.

A equipa treinada pelo português João Paulo Costa continua apostada em chegar ao seu terceiro título consecutivo, permanecendo a um ponto do líder, depois de ter vencido sem dificuldades, por 4-1, a formação da formação do Porcelana FC.

Ainda assim, o emblema do Kwanza Sul conta com um jogo a mais, relativo à 15.ª jornada, que já disputou na semana passada.

Esta 14.ª jornada abriu na sexta-feira com o 1.º de Agosto a vencer o dérbi de Luanda na casa do ASA, que no fundo da tabela tem as contas da permanência cada vez mais complicadas.

Com esta vitória, os "militares" mantêm segura a liderança do campeonato angolano, ainda com um jogo em atraso para disputar, já praticamente a fechar a primeira volta da competição.

No sábado, ainda em Luanda, a surpresa da jornada foi o empate em casa do Interclube, que na tentativa de uma aproximação ao líder não foi além de um empate a uma bola contra o aflito 4 de Abril, do Kuando Kubango.

Igualmente na capital, o Kabuscorp aproveitou para subir na classificação ao vencer a Académica do Lobito por 2-0, enquanto o Progresso de Sambizanga viajou de Luanda para a Lunda Norte, onde perdeu com o Sagrada Esperança por 1-0.

Resultados da 14.ª jornada

Sexta-feira, 27

ASA - 1.º de Agosto, 0-3

Sábado, 28

Kabuscorp do Palanca - Académica do Lobito, 2-0

Sagrada Esperança - Progresso do Sambizanga, 1-0

Interclube - 04 de Abril, 1-1

Domingo, 29

Porcelana FC - Recreativo do Libolo, 1-4

Desportivo da Huíla - Recreativo da Caála,1-3

1.º de Maio - Progresso da Lunda Sul, 1-1

Petro de Luanda - Benfica de Luanda, 2-0

Classificação após 14 jornadas

1º. 1.º de Agosto, 31 pontos (-1 jogo)

2º. Recreativo do Libolo, 30 (+1 jogo)

3º. Petro de Luanda, 27

4º. Interclube, 24

5º. Kabuscorp do Palanca, 24

6º. Sagrada Esperança da Lunda Norte, 20 (-2 jogos)

7º. Benfica de Luanda, 18

8º. Desportivo da Huíla, 18 (+1 jogo)

9º. Progresso da Lunda Sul, 18 (-1 jogo)

10º. Recreativo da Caála, 18

11º. Progresso do Sambizanga, 17

12º. 4 de Abril do K.K., 15

13º. Académica do Lobito, 14

14º. 1.º de Maio, 14

15º. ASA, 13

16º. Porcelana FC do Kwanza Norte, 11