Depois do triunfo no primeiro desafio, sábado último (113-83), os "militares", a jogar novamente em casa, procuram confirmar a superioridade na condição de visitados e consolidar a caminhada para o título, na posse do Petro de Luanda.

Prevê-se uma partida equilibrada, pois apesar da pesada derrota o Libolo tem um plantel tecnicamente capaz de contrapor os argumentos do adversário e igualar a série, nesta final entre equipas com características e formas de jogar totalmente opostas.

A atravessar um bom momento, o 1.º de Agosto tem primado pelo colectivismo que lhe tem dado bons resultados, sobretudo na fase final do campeonato, enquanto os "libolenses" se valem mais das suas principais individualidades, com realce para Milton Barros, Carlos Morais e Olímpio Cipriano.

No dia anterior, sexta-feira, jogaram Interclube e Petro de Luanda para os 3.º e 4.º lugares e os campeões nacionais em título estão em vantagem depois de terem vencido o primeiro encontro por 82-72, em casa dos 'policias'. Jogado à melhor de três partidas, caso o Petro vença a segunda partida, esta quarta-feira, dia 1 de Junho, a partir das 19 horas, no Anexo II da Cidadela, classifica-se no terceiro lugar. Em caso de vitória do Interclube, a partida de desempate está programada para dia 3, sexta-feira, à mesma hora e no mesmo local da anterior, ou seja, o pavilhão Anexo II da Cidadela.

Na fase de qualificação, para o estabelecimento da classificação do BIC Basket 2016 do 5.º ao 9.º lugares, a equipa da Universidade Lusíada comanda com 7 pontos em 4 jogos, seguida pela Marinha de Guerra, com 6 pontos em 3 jogos, ASA, com 4 em 3, Vila Clotilde com também com 4 em 3, e o Progresso do Sambizanga com 3 pontos em três jogos.