Entre 70 países analisados Angola ocupa o 63.º lugar, classificação que coloca o país no penúltimo nível da escala, correspondente a uma reputação "Fraca/Vulnerável".

No pódio aparecem a Suécia, Canadá e Suíça, com avaliação de "Excelente".

Os resultados traduzem os dados extraídos de mais de 58 mil questionários online, aplicados nos primeiros quatro meses deste ano a nacionais do G8 - grupo das nações mais poderosas do mundo, que reúne EUA, Japão, Reino Unido, França, Itália, Canadá, Alemanha e Rússia.

Com perguntas como "Recomendaria o país para trabalhar?", "Considera-o um destino turístico seguro?", ou "Acha que tem uma governação eficaz?, os inquéritos assentam na avaliação de 17 atributos, agrupados em três domínios: Desenvolvimento económico, ambiente social e eficácia governativa.

Apesar de não indicar quanto cada país obteve nos diferentes segmentos, o Country RepTrak 2016, distribuído na passada quinta-feira, 23, conclui que os últimos lugares da classificação partilham realidades instáveis, com efeitos que não devem ser negligenciados.

"A reputação dos países tem impacto no turismo, no investimento directo estrangeiro, nas relações diplomáticas, nas exportações e na capacidade de atrair trabalhadores qualificados", sublinha a consultora.

Confira os países mais e menos bem reputados do mundo:

Mais

1. Suécia

2. Canadá

3. Suíça

4. Austrália

5. Noruega

6. Finlândia

7. Nova Zelândia

8. Dinamarca

9. Irlanda

10. Holanda

Menos

70. Iraque

69. Irão

68. Paquistão

67. Arábia Saudita

66. Nigéria

65. Rússia

64. Argélia

63. Angola

62. Nicarágua

61. Cazaquistão