Segundo Lígia Fonseca, que ontem, 27, manteve um encontro com Michelle Obama, a primeira-dama dos EUA manifestou abertura para que a iniciativa "Deixem as Meninas Estudar", já presente em Moçambique, se expanda a toda a África lusófona.

A possibilidade, explicou a cabo-verdiana, citada pelo site Voz da América, surgiu na sequência do seu pedido para que o programa seja estendido não apenas ao "arquipélago da Morabeza" - onde Michelle Obama aterrou no domingo, 26, acompanhada da mãe e das duas filhas -, mas aos outros países com os quais Cabo Verde tem "uma relação de proximidade e fraterna, como Guiné-Bissau, Angola e São Tomé e Príncipe".

De acordo com Lígia Fonseca, os gabinetes cabo-verdiano e norte-americano "vão trabalhar juntos", sinal de há, por parte da primeira-dama norte-americana, predisposição para acolher a sugestão lusófona.

Na curta passagem pela cidade da Praia, Michelle Obama encontrou-se ainda com o ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Luís Filipe Tavares.

A mulher de Barack Obama seguiu ontem para a Libéria - onde o programa educativo já conta com 27 milhões de dólares de apoio dos EUA -, numa rota que inclui também Marrocos e termina na Espanha. O regresso a Washington está marcado para a próxima sexta-feira, 1 de Julho.