A agência de notícias Angola Press (Angop) está a fornecer desde sexta-feira passada um novo serviço aos clientes, cujo acesso será feito por subscrição depois de um período experimental de 45 dias, com o qual a agência pretende "aliviar a carência de recursos financeiros".

Em declarações ao Jornal de Angola, o administrador executivo da Angop para a área da informação, explicou que os novos conteúdos da agência de notícias estatal não vão interferir com o serviço aberto.

Aquilo que é uma novidade em décadas de funcionamento na Angop, de acordo com José Chimuco, não vai retirar à Angop aquilo que é a sua "missão principal", que "é continuar a estar disponível ao público em geral e a instituições".

"A área do assinante é especializada e as matérias publicadas nesse espaço são repescadas no próprio portal e vão levar mais informação através de pesquisas, mais contactos e consultas de documentos", avançou José Chimuco.

Um exemplo dado pelo administrador da Angop são as entrevistas, que continuam a ir para o site geral mas que, no serviço subscrito são acompanhadas de comentário e análise", onde o conjunto do trabalho estará disponível para quem quiser pagar.

Este novo espaço da Angola Press vai disponibilizar conteúdos distribuídos por cinco temas: Angola em Foco; Newsletter Diplomática; Resenha de Imprensa; Banco de Imagens e Agenda Diária.

As notícias inseridas na nova área da Angop serão, ainda segundo José Chimuco, traduzidas para inglês, francês e espanhol.