As dificuldades no acesso a divisas, que se agravam há largos meses, parece estar ultrapassada, a avaliar pelo mais recente comunicado do BNA. Começando por recordar que nos primeiros 15 dias de Julho, vendeu aos bancos o equivalente a 597,4 milhões de dólares, o banco central assegura que "as vendas de divisas vão manter-se de forma regular".

Segundo o BNA, "decorre um trabalho conjunto entre os bancos comerciais e suas áreas competentes, no sentido de se fazer uma melhor programação na venda de divisas, e repor de forma gradual, programada, organizada e prudente, os recursos externos para todos os sectores da economia".

Em busca de uma melhoria da crise que se instalou, o regulador realizou nas últimas semanas uma reunião de auscultação e concertação com a Associação dos Bancos Comerciais de Angola (ABANC), e com os presidentes ou representantes dos Conselhos de Administração de vários bancos, para análise sobre os desafios do sistema financeiro angolano.

Neste cenário, o BNA apela "aos vários agentes económicos, com destaque para as empresas, a evitarem o recurso ao mercado informal e impedirem a indexação dos preços dos produtos ao câmbio do mercado paralelo".