Um camião-bomba explodiu hoje em Qamichli, uma cidade síria próxima da fronteira com a Turquia, habitada maioritariamente por curdos, provocando a morte a pelo menos 44 pessoas e mais de uma centena de feridos.

Este atentado, um dos mais mortíferos na Síria, foi reivindicado pelo estado islâmico em comunicado distribuído pela agência do grupo terrorista, onde está explicado que foi um bombista suicida que se fez explodir em conjunto com um camião repleto de explosivos, como retaliação pêlos bombardeamentos que a coligação anti-jihadista, que é composta por países ocidentais e da região, na cidade de Minbej, no Norte do país e um local de rectaguarda do estado islâmico de onde foi desalojado por combatentes curdos e sírios árabes.

A região onde ocorreu estaataque é maioritariamente controlada por forças curdas, as mais eficazes no combate local ao EI, e, nalguns locais, por forças governamentais. A Unidade de Protecção do Povo, a força curda que controla a região, anunciou há semanas a criação de uma região autónoma no nordeste sírio, o que gerou reacções de todos os lados, do próprio grupo terrorista, mas também da Turquia e da Síria.