O anúncio deste investimento, divulgado pelas agências de notícias, foi feito pelo Banco Mundial (BM) e Fundo Mundial de Luta contra a Sida, Tuberculose e Malária em comunicado, antecedendo por horas a Conferência Internacional de Tóquio para o Desenvolvimento de África.

Este investimento de larga escala é justificado pelas organizações envolvidas com a necessidade premente de melhorar as infra-estruturas de saúde no continente africano de forma a garantir uma melhor e mais rápida resposta à Sida, Malária e Tuberculose.

A constatação do longo caminho que o continente africano, ou grande parte das suas unidades de saúde, com a evidência da escassez em recursos humanos e infra-estruturas, tem de percorrer, esteve na origem da atribuição desta avultada verba, apontada como um passo essencial para mudar o paradigma africano de resposta e combate a estas patologias.

A par dos equipamentos de saúde, o projecto está ainda atento à necessidade de melhorar e modernizar os sectores industriais e agrícolas para permitir melhorar as condições de vida, especialmente alimentares, das populações africanas.