Macduff é uma das principais personagens de Mcbeth, uma das mais conhecidas obras de William Shakespeare, erguendo-se na narrativa como o arquétipo do herói que busca a vingança mas não pelo simples gozo de se vingar... ele procura essa vingança com um propósito de bondade e santidade

O facto de se tratar da interpretação de um dos principais personagens da ópera criada pelo compositor italiano a partir da obra de Shakespeare,e estreada em 1847, Macduff, ou Emanuel Mendes, tem, nesta estreia em Oldenburgo, cidade alemã da Baixa Saxónia, um dos grandes momentos da cultura angolana além-fronteiras.

Segundo o cantor avançou à Angop, esta ópera vai estar em palco até Outubro e é a segunda vez que Emanuel Mendes integra um elenco de peças de grande dimensão.

Depois de Oldenburgo, ainda segundo o cantor lírico, existe a possibilidade de esta mesma ópera ser apresentada em Angola, numa parceria com a Companhia Nacional de Ópera.

Mendes foi convidado para esta ópera depois de ter participado, em 2015, no Concurso Internacional de Canto Lírico, em Amesterdão, Holanda.

"Para ser admitido neste concurso fiz uma audição preliminar em Detmold (Alemanha). O corpo de júri, quando ouviu, comunicou a algumas casas de óperas aqui na Alemanha, para que me ouvissem a cantar", explicou o artista

Emanuel Mendes, 32 anos de idade, é director geral e fundador da Companhia Nacional de Ópera de Angola e director geral adjunto para área científica no Instituto Superior de Artes de Angola-ISART, pertencente ao Ministério do Ensino Superior.

Alguns dos grandes momentos do artista, na sua já importante carreira internacional, foram um 1º lugar no Festival Musicalia 2008, em Cuba, e no Concurso Internacional de Canto Lírico Cidade de Trujillo, Perú, em 2010, onde foi melhor tenor e 2º Classificado.