Os primeiros quatro dias de registo eleitoral resultaram em cerca de 83 mil provas de vida, adiantou Adão de Almeida, sublinhando, em declarações à Rádio Nacional, que "as pessoas vão tendo cada vez mais consciência do processo e da sua importância".

O responsável esclareceu que a primeira fase do registo decorre em "zonas de fácil acesso e de visibilidade para a generalidade dos cidadãos", bem como em áreas de maior concentração populacional.

"O procedimento na brigada é relativamente simples", descreveu Adão de Almeida: "O cidadão leva consigo o cartão de eleitor, apresenta-se junto à brigada, entrega o cartão ao operador, que faz a pesquisa dos dados no equipamento, e depois confirma elementos de identificação, como o nome e a residência, e faz a escolha dos pontos de referência que existam nas zonas próximas da sua residência".

Segundo o governante, esta etapa "irá facilitar o trabalho que a Comissão Nacional Eleitoral tem de fazer, quer de preparação das mesas de voto, quer dos cadernos eleitorais".

Até Março de 2017, centenas de equipas vão deslocar-se para os quatro cantos do país, estando prevista, como informou João Lourenço, Ministro da Defesa, o apoio das Forças Armadas Angolanas para que estas possam chegar aos locais mais distantes e de mais difícil acesso, nomeadamente com a utilização de helicópteros.

Cerca de 390 equipas, englobando mais de 3500 elementos estão já na estrada para esta actualização do registo eleitoral.