Anunciado como um dos semifinalistas na categoria "romance" do Oceanos-Prémio de Literatura em Língua Portuguesa, com a obra "Rainha Ginga", José Eduardo Agualusa concorre agora a um lugar no grupo de 10 finalistas, que serão conhecidos no próximo dia 18 de Novembro, três semanas antes da revelação dos quatro vencedores - um por cada categoria a prémio.

Os candidatos ao galardão, distribuídos pelos géneros poesia, romance, conto e crónicas, vão dividir um "bolo" de 230 mil reais, equivalente a cerca de 71 mil dólares.

De acordo com os organizadores, a presente edição do Oceanos bateu recordes de participação, com 740 inscritos, e um número crescente de autores não-brasileiros, como o angolano José Eduardo Agualusa ou os moçambicanos Mia Couto e Lica Sebastião.

Nesta primeira etapa com um júri composto por 42 especialistas, a próxima fase do concurso vai incluir a crítica literária Flora Süssekind, os escritores Cristovão Tezza, José Castello e Rodrigo Lacerda e os poetas Heitor Ferraz e Sérgio Alcides.

Os quatro vencedores serão anunciados a 6 de Dezembro.