Os dois últimos diamantes especiais encontrados na mina do Lulo, na Lunda Norte, com 172 e 104 quilates, vão ser leiloados em Luanda na segunda quinzena de Outubro, disse hoje ao Novo Jornal Online fonte do sector diamantífero.

Estes dois diamantes, considerados excepcionais em qualidade e dimensão, são os últimos de uma série inusitada de seis descobertas pelo consórcio liderado pela australiana Lucapa Diamond Company, com a concessionária e sócia Endiama e a Rosa & Pétalas, desde que a mina do Lulo iniciou a actividade, em meados de 2015, sendo que cinco destes são já de 2016.

Esta mina é ainda responsável pelo maior diamante alguma vez encontrado em Angola, com 404 quilates (nafoto), vendido recentemente à joalheira suíça De Grisogono, que pertence a Isabel dos Santos e Sindika Dokolo, num negócio que chegou aos 20 milhões de dólares, embora o preço directo da gema tenha sido de 16 milhões.

As expectativas para estas duas "pedras", de 172 e 104 quilates são, segundo a mesma fonte contactada pelo Novo Jornal "muito altas", tendo em conta que os diamantes do Lulo estão a atingir cotações recorde no mercado.

Quando o quilate tem um preço médio nos mercados internacionais de cerca de 120 dólares norte-americanos, os do Lulo ultrapassam com facilidade os dois mil, devido à sua extraordinária qualidade.

Como é sabido no meio, o valor do diamante em bruto é resultado de uma exponencialidade iniciada a partir do tamanho e qualidade, podendo ser descrito através um exemplo simples: 50 diamantes de um quilate cada, por norma, têm menor valor de mercado que um só diamante com 10 quilates, embora estes valores estejam dependentes da avaliação da sua natureza, proveniência e limpidez...

Perante estes indicadores, os diamantes que vão ser vendidos em Luanda nas próximas semanas, oriundos do Lulo, mina situada no município de Kapendo Kamulemba, e não da Lucapa, como tende a ser considerado por causa do nome da diamantífera australiana Lucapa Diamond Company, podem atingir valores recorde, entre os oito e os 10 milhões de USD o maior, com 172 quilates, e à volta de cinco milhões o de 104 quilates.

Mas, naturalmente, só com o evoluir do leilão será possível ter dados concretos.

Lulo, o fenómeno mundial

A mina do Lulo é já um fenómeno mundial devido às "pedras" que tem entregue ao mundo a partir dos seus kimberlitos, consideradas de excepcional qualidade e tamanho,até porque, como explicou uma fonte do sector, não se trata de uma mina de grande produção mas sim de poucas mas extraordinárias gemas.

A última surpresa oriunda do Lulo não foi, todavia, nenhuma pedra de elevado valor... foi o facto de a Lucapa ter concluído que a estrada que liga à mina poder estar construída com inertes e entulhos que podem esconder alguns dos maiores diamantes do mundo.

Por isso, recorrendo a novo equipamento, adquirido excepcionalmente para esse fim, a própria estrada e os inertes, produzidos depois de ter sido encontrado o diamante com 404 quilates, vão ser passados a pente fino, porque o actual detector só abrange pedras até 280 quilates, não se sabendo quantos de maiores dimensões poderão ter sido atirados fora...

É por tudo isto que as publicações especializadas não deixam de sublinhar a especiosidade do Lulo, com destaque para a imprensa australiana, onde a Lucapa Diamond Company tem sido estrela de muitos artigos sobre o sector diamantífero, havendo mesmo que defenda que, nos próximos meses, o mundo possa ser surpreendido com a descoberta do mais valioso diamante de sempre.

Para já, sabe-se que os diamantes do Lulo, cuja concessão abrange 3 000 quilómetros quadrados, renderam ao consórcio liderado pela operadora Lucapa Diamond Company, com 40 por cento, e com a também concessionária Endiama, com 32 por cento e a Rosa & Pétalas, com 28 por cento, como sócias, já ganhou cerca de 32 milhões de dólares com os diamantes do Lulo desde a sua abertura em Agosto do ano passado.