O tira-teimas final está agendado para 5 de Novembro, em casa dos "petrolíferos", mas, para Romeu Filemon, técnico do Kabuscorp do Palanca - equipa que saiu derrotada pelos "militares" na última ronda - o título de campeão nacional de futebol já está "reservado" para a equipa do Rio Seco.

Segundo o ex-seleccionador dos Palancas Negras, que também já comandou o D"Agosto, "só os mais distraídos é que não sabem que o 1.º de Agosto vai ser campeão".

Palpites à parte, os nove pontos ainda em disputa até ao final da prova desaconselham festas antecipadas, tendo em conta que os dois primeiros classificados - 1.º de Agosto com 60 pontos e Petro de Luanda com 57 - estão separados apenas por três pontos e ainda têm de jogar entre si.

A condição de principais candidatos à conquista do GirabolaZAP 2016 dos "militares" e dos "petrolíferos" saiu reforçada no passado fim-de-semana, com a derrota do Kabuscorp do Palanca e do Recreativo do Libolo, que ocupam a quarta e terceira posições da tabela, respectivamente.

Além da vitória dos "militares" por 2-0 diante dos "palanquinos", e da derrota do Libolo diante do Progresso do Sambizanga, pela margem mínima, o fim-de-semana do Girabola ficou marcado pela vitória folgada, por 3-0, do Petro de Luanda no confronto com o ASA

Na abertura da jornada, a 27.ª, o Benfica de Luanda recebeu e venceu, no estádio 11 de Novembro, a formação do Interclube por 3-1, consumando uma reviravolta no marcador.

As "águias' de Luanda chegaram ao intervalo a perder por uma bola, tendo marcado os três golos na segunda metade do jogo e estão agora a três pontos do quinto lugar, ocupado precisamente pelos "polícias' do Interclube.

No sábado, dois duelos de 'aflitos' com diferentes resultados: Em Benguela, a Académica do Lobito e o Desportivo da Huíla não foram além de um empate a dois golos enquanto no Kuando Kubango o 04 de Abril recebeu e bateu o 1.º de Maio por 2-1.

Virtualmente despromovido do Girabola para a temporada de 2017 está o Porcelana FC que, também no sábado, foi ao recinto do Progresso da Lunda Sul ser goleado por 3-0.