Esta informação foi avançada hoje pela ministra das Pescas, Victória de Barros Neto, na abertura do segundo Conselho Consultivo do sector que decorre sob o lema "Pesca e aquicultura: Uma alternativa segura para a diversificação da economia".

Anunciou por outro lado que o Ministério das Pescas aprovou recentemente um projecto de investimento no valor de cerca de 3,7 milhões de dólares destinados à aquisição de uma embarcação de pesca industrial.

"Para o apoio aos programas dirigidos, o Executivo angolano, através do Banco Nacional de Angola, disponibilizou, entre Março e Novembro deste ano, para as empresas pesqueiras, cerca de 37 milhões de euros, para a importação de variados bens e serviços", revelou a governante.

Beneficiaram desse apoio as empresas das principais províncias do litoral, nomeadamente o Namibe, Benguela, Bengo e Luanda, acrescentou.

Em jeito de balanço da actividade do sector das pescas durante o ano em curso, Victória de Barros Neto, revelou que a produção apresenta indicadores aceitáveis, com o nível de capturas até Outubro a rondar 416 621 toneladas de pescado diverso, com realce para a pesca artesanal e semi-industrial que contribuíram com mais de 61 por cento do total capturado.

Durante esse período a produção de sal iodizado atingiu a meta de 71 100 toneladas, enquanto a produção de Tilápia(Cacusso) reduziu para 494 toneladas devido a constrangimentos ligados à importação de ração.

Decresceu também a produção de peixe seco este ano, situando-se em 26 771 toneladas.

A nível das exportações foram enviadas para o exterior do país, 3 499 toneladas de crustáceos no valor de 22.5 milhões de euros e 19 475 toneladas de farinha e óleo de peixe, avaliadas em 7,7 milhões de dólares.