Numa entrevista à Angop, à margem do seminário sobre Comércio Internacional, inserido no projecto de Assistência Técnica ao Secretariado Nacional da SADC, financiado pela União Europeia, o consultor, e também economista, argumentou que o gradualismo que Angola deve implementar tem a ver com a questão dos impostos.

"Angola não deverá aceitar de um momento para outro a isenção de um conjunto de impostos previstos na sua pauta aduaneira, por ser desvantajoso", explicou.

Angola terá também, segundo Fernando Vale, de se preparar para fazer face a uma maior concorrência de produtos de outros países da SADC.

Além desse aspecto, continuou, Angola terá vantagens como o acesso a um mercado de maior leque de produtos mais baratos e de maior qualidade.

A adesão à Zona de Comércio Livre da SADC, na óptica do economista, permitirá a Angola ter melhores condições de negociação a nível regional e internacional com a integração regional.

O seminário sobre Comércio Internacional terminará sexta-feira e abordará, entre outros, temas ligados à integração regional, no âmbito da SADC. Contou com a participação de técnicos de vários departamentos ministeriais e a classe empresarial pública e privada.