Sabe o que significa reborar? Em Angola esta palavra bateu recordes

Novo JornalPublicado 04/01/2017 11:20:00

Reborar foi uma das palavras mais pesquisadas em Angola em 2016, a partir do dicionário online da Priberam, que também destaca no pódio nacional os termos "amnistia" e "pormenorizar".

Foto: DR

Das três palavras que em Angola mais consultas movimentaram no dicionário online da Priberam, que em 2016 atraiu 25 milhões de utilizadores em todo o mundo, talvez amnistia seja a menos surpreendente, tendo em conta que foi um dos termos que marcou a actualidade nacional.

Já a curiosidade que as palavras "reborar" e "pormenorizar" despertaram permanecerá um mistério, visto que a análise dos dados nada adianta a respeito.

Mas, à falta de explicações, ficam as definições dos termos mais pesquisados no país. Reborar "é o mesmo que roborar e tanto significa confirmar como firmar novamente". Já amnistia refere-se a "acto do poder legislativo que perdoa um facto punível, suspende as perseguições e anula as condenações", podendo também definir-se como "perdão colectivo, ou perdão geral". Por fim, pormenorizar significa "referir minuciosamente, expor os pormenores de".

Primeira Página