De acordo com o mais recente relatório semanal do BNA sobre os mercados monetário e cambial, entre 3 e 6 de Janeiro o regulador colocou 285,3 milhões de euros no mercado, montante inferior ao da semana anterior (407,4 milhões).

Apesar do decréscimo no valor comercializado, o banco central mantém a tendência evidenciada nos últimos leilões, de distribuir a verba por um maior número de destinatários. Com destaque para as casas de câmbio e operadoras de remessas, que, pela segunda semana consecutiva, são contempladas, ao contrário do que aconteceu durante quase todo o ano de 2016.

Os particulares também foram incluídos entre os beneficiários, com os expatriados a receberem 17,9 milhões de euros para transferências de salários, exactamente o mesmo montante destinado para custear despesas com viagens, ajuda familiar, saúde e educação, bem como para cobrir as operações de cartões de crédito.

Mais expressivos foram os valores destinados aos sectores petrolífero (89,5 milhões de euros), agrícola (27,1 milhões) e de telecomunicações (26,7 milhões).

As outras operações consideradas pelo BNA foram as do sector dos Transportes (peças e acessórios) - que recebeu 9 milhões de euros - e das seguradoras, com 7,2 milhões.

Os bancos obtiveram ainda 28,6 milhões de euros para necessidades gerais, enquanto 34,7 milhões foram destinados à aquisição de bens diversos.

No que se refere à taxa de câmbio média de referência de venda do dólar americano foi de 166,279 Kz, enquanto a do euro se fixou nos 186,283 Kz.