À margem do balanço nacional do registo eleitoral em Angola, apresentado esta manhã, em Luanda, aos representantes do poder local, Adão de Almeida adiantou aos jornalistas que o processo está a correr a bom ritmo e sem nenhum problema.

Questionado sobre os custos da primeira fase do registo eleitoral, o governante esclareceu que foram gastos cerca de 30 mil milhões de kwanzas, montante que garante estar orçamentado.

"Todas as despesas estão controladas", assegurou o secretário de Estado, acrescentando que o MAT tem um departamento encarregue de auditar as contas.

Com mais de 6 milhões de eleitores já registados entre 25 de Agosto e 20 de Dezembro, o responsável considerou que o balanço da operação até ao momento é positivo, ainda que no início se tenham observado algumas dificuldades.

Para a segunda fase do processo, que arrancou a 5 de Janeiro e prossegue até 31 de Março, Adão de Almeida lembrou que está prevista uma nova estratégia, atendendo às necessidades de logística, que passam pela mobilização de meios aéreos.

"Nas zonas de difícil acesso teremos o apoio da Força Aérea Nacional", sublinhou o secretário de Estado, adiantando que a partir do próximo dia 15 essa presença vai chegar às províncias que ainda não foram abrangidas.

O governante lembrou também que estão em funcionamento 60 postos de emissão de cartões eleitorais, rede que deverá evoluir paulatinamente para os 350 postos, e salientou a importância das administrações municipais e distritais em todo o processo.

"Durante o balanço foi aprovado um conjunto de documentos que vão ajudar à materialização do processo juntos dos seus respectivos distritos e municípios. Por isso, tivemos de chamar os administradores distritais e municipais a colaborarem com ministério da Administração do Território, para que possamos facilitar a vida do cidadão em todo território nacional", reforçou.

O secretário de Estado apelou ainda aos partidos políticos para que estejam comprometidos com o processo do registo eleitoral, que classifica como uma causa nacional.

"Estamos convictos de que com o empenho, participação e entrega de todos vamos conseguir desenvolver um bom processo", finalizou.