Segundo a embaixadora de Espanha no país, a condecoração entregue ao comissário José Dembi reconhece o seu contributo e empenho em prol do fortalecimento das relações de amizade e de cooperação entre os dois países, sobretudo no domínio da segurança e ordem interna.

Citada pela Angop, a diplomata sublinhou que o responsável angolano tem sido uma "figura relevante nas relações entre as instituições policiais de ambos Estados e um elemento imprescindível para que as mesmas sejam consideradas uma peça-chave nas relações bilaterais".

Grato pelo reconhecimento, José Dembi referiu que "a distinção serve de motivação pessoal para continuar a emprestar, humildemente, todo o saber no exercício das tarefas que forem incumbidas".

Refira-se que a Ordem de Mérito Civil de Espanha é concedida pelo Rei de Espanha para distinguir cidadãos espanhóis ou estrangeiros que tenham prestado serviços relevantes ao país ou tenham contribuído, de forma notável, para o bem da Nação.

Licenciado em Direito e doutorado em ciências jurídicas pela Universidade de Sófia, na Bulgária, o comissário José Dembi possui ainda formação em ciências policiais pelo Instituto Superior de Ciências Policiais de Havana, Cuba.