"Os bancos devem ser ajudados porque têm problemas de liquidez que podem causar situações negativas em todo o sistema financeiro, colocando a sua credibilidade em risco", alertou, em entrevista à agência financeira Bloomberg, o presidente da Associação Angolana de Bancos, Amílcar Silva.

Segundo o responsável, a assistência financeira à banca nacional pode vir do Executivo liderado por José Eduardo dos Santos ou pode ser co-partilhada pelos 28 credores das instituições bancárias a operar no país.

Para Amílcar Silva, a questão tem de ser analisada de forma profunda para que se possa tomar a melhor decisão. O presidente da Associação Angolana de Bancos defende que qualquer acordo entre o sector bancário e as autoridades financeiras tem de salvaguardar a viabilidade dos bancos e definir "se têm de devolver o dinheiro e quando".

De acordo com a Bloomberg o responsável não esclareceu se os credores já foram abordados para um aumento de liquidez no sistema financeiro, ou para injecções de capital nas empresas em dificuldades.

O apelo da banca chega numa altura em que os níveis de crédito malparado atingem recordes: mais do que triplicaram em relação a 2010, atingindo, em Setembro passado, 15% do total do crédito atribuído, aponta a agência financeira.

Para agravar o cenário, as reservas estrangeiras passaram de metade dos depósitos bancários em 2012 para cerca de um terço.