"O Benfica de Luanda por reunião da sua direcção decidiu suspender temporariamente a sua participação no campeonato sénior, a partir deste ano, por uma questão estratégica da direcção", avançou o responsável pela área de comunicação do clube, Sansão Salomão, citado pela Angop.

De acordo com o porta-voz, os dirigentes da formação benfiquista optaram por investir todos seus recursos financeiros, humanos e logísticos nas camadas de formação, por considerarem que deve haver uma mudança urgente no actual panorama do futebol nacional.

Ao mesmo tempo, o responsável lembra que, com esta medida, o clube evita os custos avultados das habituais contratações de futebolistas, acautelando cenários de insustentabilidade financeira.

Salomão acrescenta que a decisão do Benfica de Luanda já foi comunicada à Federação Angolana de Futebol (FAF) e à associação provincial da modalidade, que, no entanto, ainda não se pronunciaram sobre o assunto.

O clube, que na última edição do Girabola ficou em 6.º lugar, estreou-se na prova em 1988, obtendo, em 2009, a sua melhor classificação de sempre, com um 3.º lugar.