Está confirmada oficialmente a desistência do Benfica de Luanda do Girabola ZAP 2017. E a direcção da Federação Angolana de Futebol (FAF) já encontrou a solução para colmatar o vazio: a realização de uma Liguilha.

O míni-campeonato vai ser disputado em Luanda pelas três formações que o ano passado desceram de divisão, designadamente o 4 de Abril Kuando Kubango, o Porcelana do Kwanza-Norte e o 1.º de Maio de Benguela; além do Domant FC do Bengo e do Sporting de Cabinda, agremiações que em 2016 disputaram o campeonato da segunda divisão.

Na reunião com os clubes da primeira divisão, decorrida hoje na sede da FAF, no bairro Nova Vida, ficou decidido que a definição da data do torneio dependerá da reacção dos clubes indicados para disputarem a Liguilha.

Razões financeiras estarão na base da desistência do Benfica de Luanda do Girabola ZAP 2017. A equipa encarnada anunciou que, durante alguns anos, vai trabalhar apenas nos escalões de formação, à semelhança do que aconteceu há quatro anos com o Santos FC.

A época futebolística nacional arranca a 4 de Fevereiro, com a disputa em Luanda da Supertaça entre o campeão nacional, 1.º de Agosto, e o vencedor da Taça de Angola, Recreativo do Libolo.