De 3 a 6 de Janeiro o BNA canalizou 17,9 milhões de euros para os expatriados poderem transferir salários, e de 23 a 27 de Janeiro, após duas semanas de interregno, o banco central voltou a destinar divisas para os trabalhadores estrangeiros, no montante de 34 milhões de euros.

A informação consta dos relatórios semanais do BNA sobre os mercados monetário e cambial, segundo os quais as transferências de salários dos expatriados não recebem um único cêntimo há três semanas consecutivas.

Pelo contrário, os sectores petrolífero, industrial e empresarial surgem como três dos principais beneficiários, que, entre 13 e 17 de Fevereiro, absorveram 81,8 milhões dos 182,3 milhões de euros comercializados pelo BNA.

Entre os outros sectores contemplados pelo banco central nesse período incluem-se o da Energia e Águas (19,7 milhões), da Agricultura (10,2 milhões), da Saúde (9,7 mil euros) e das Pescas (3,3 mil).

A importação de bens alimentares, que na semana anterior tinha sido a principal rubrica beneficiada, obteve 8,1 milhões de euros, enquanto as despesas com viagens, ajuda familiar, saúde, educação e cartões de crédito movimentaram 35,8 milhões de euros.

Entre 13 e 17 de Fevereiro, o BNA destinou ainda 13,7 milhões de euros para cobrir necessidades de ministérios e organismos do Estado.

Nesse mesmo período, a taxa de câmbio média de referência de venda do mercado cambial primário permaneceu praticamente inalterada, nos 166,733 kwanzas por cada dólar e nos 186,287 kwanzas por cada euro.