A popularidade da Shoprite junto dos consumidores angolanos - que em Julho do ano passado chegaram mesmo a lutar por alimentos dentro dos supermercados - disparou em 2016, revelam os resultados do retalhista sul-africano.

"Durante os últimos seis meses do ano, a base de clientes dos 29 supermercados existentes em Angola cresceu 70%", disse a empresa através de um comunicado, citado pela agência Reuters.

Além do alargamento da carteira de clientes, o maior retalhista da África do Sul adiantou que as vendas em Angola dispararam 155%.

De acordo com a mensagem, que destaca também a importância da operação nigeriana para o desempenho registado na segunda metade do ano passado - com uma subida de 56,3% da carteira de clientes -, a expansão em Angola e na Nigéria foi decisiva para a valorização das acções da empresa, de 398,2 para 460 cêntimos.

Os resultados deixam adivinhar um reforço da aposta da Shoprite no mercado nacional, depois de, no ano passado, a empresa ter anunciado planos de investimento em Angola de 572 milhões de dólares.

Face aos valores do negócio, o Presidente José Eduardo dos Santos nomeou uma comissão para negociar eventuais reduções fiscais e outros incentivos.