Num extenso artigo de análise, centrado na escolha de João Lourenço para candidato do MPLA à sucessão de José Eduardo dos Santos, Kirk Jensen, especialista da organização Chatham House - uma das mais reputadas unidades de análise "Think Tank" sobre a política e economia mundiais -, recomenda uma moderação de expectativas em relação à mudança que o actual ministro da Defesa pode promover em Angola.

"Aqueles que esperam uma mudança política rápida ou até radical vão ficar desiludidos; apesar de a sua reputação sobre corrupção ser notavelmente limpa, não é provável que Lourenço vá escrutinar a maneira como a elite política e económica de Angola acumulou riqueza pessoal nas últimas décadas da bonança fomentada pelo petróleo", considera o investigador dinamarquês.

Ainda que não espere transformações instantâneas, Kirk Jensen defende que apesar de o actual vice-presidente do MPLA ser "próximo do Presidente", "não deverá ser um mero joguete".

O especialista da Chatham House lembra descreve João Lourenço como "um político moderado" que tem "uma sólida relação com os generais do partido" e é capaz "de fazer a ponte com várias facções diferentes".

Além de se debruçar sobre o perfil do actual ministro da Defesa para liderar Angola - num processo em que o maior desafio que identifica é a libertação da dependência do petróleo -, o investigador destaca o facto de José Eduardo dos Santos não ter escolhido um familiar próximo como candidato à sua sucessão.

Para o dinamarquês isso é sinal "de que os freios e contra-freios internos podem ser mais fortes do que muitos imaginavam", acrescentando que "há indicações de que a 'velha guarda' e os verdadeiros 'fazedores de acordos' se cansaram das nomeações dos membros da família do Presidente para posições importantes" em Angola.

"À medida que o processo se desenvolve, torna-se claro que Angola está a seguir o caminho do padrão de democratização gradual seguido por outros governos no sul de África por antigos partidos de libertação que lideraram as lutas armadas pela independência", nota o investigador.