Os relatos de incursões de soldados angolanos na RDC, em busca de rebeldes da FLEC, já levaram as autoridades congolesas a anunciar o aumento do patrulhamento junto à fronteira com Angola, para travar novos ataques.

A medida, noticiada pela imprensa local, surge após novas queixas de violência contra militares das Forças Armadas de Angola (FAA), acusados pelos moradores da povoação de Lukula de terem capturado esta semana dois homens da sua comunidade.

Segundo noticia a RFI, o incidente aconteceu na madrugada de quarta-feira, 8, e eleva para quatro o número de ofensivas do género conduzidas desde o início do ano.

"Perto das 3 horas da manhã [de quarta-feira, dia 8] cerca de uma dezena de soldados invadiram a casa", conta uma moradora que chegou a receber tratamento hospitalar na sequência da acção dos militares, alegadamente trajados com uniformes das FAA.

De acordo com este testemunho, divulgado pela RFI, os homens abriram fogo sobre a mulher, amarraram-na, amordaçaram os seus filhos e levaram o seu marido, já depois de o terem baleado nas duas pernas.

A comunidade fala ainda de um segundo homem capturado, garantindo porém que nenhum dos dois tem qualquer actividade política.

Sem adiantar pormenores, fontes militares citadas pela Rádio Okapi confirmam o incidente, bem como a abertura de uma investigação.