Os dois canais portugueses deixaram de estar disponíveis na ZAP depois de uma revisão da grelha de canais da operadora concluída na segunda-feira, ao final do dia.

"Os dois canais deixaram de fazer parte da ZAP em consequência de uma revisão da grelha de canais efectuada ontem", segunda-feira, disse um assistente do serviço de cliente da operadora a um cliente posteriormente contactado pelo Novo Jornal online.

Até ao momento ainda não foi divulgada qualquer informação oficial sobre esta alteração à grelha da ZAP.

Esta saída da SIC N e da SIC Internacional surge num momento em que a estação portuguesa foi e está a ser alvo de muitas críticas devido ao noticiário e reportagens que divulgou nos últimos meses sobre Angola ou feitas em Angola.

O caso que mais polémica gerou foi a reportagem "Angola, um país rico com 20 milhões de pobres", realizada em Angola e transmitida em Novembro último.

A ZAP mantém na sua grelha alguns canais da estação de televisão portuguesa, como a SIC Mulher ou, entre outros, a SIC KIds.

Contactada por correio electrónico, a SIC respondeu dizendo desconhecer que os seus dois canais tinham sido retirados da grelha da ZAP, adiantou que os seus serviços vão "averiguar o sucedido", terminando a aconselhar o Novo Jornal online a procurar saber o que se passa junto da ZAP.