A novidade foi anunciada pela chefe do Departamento de Formação e Divulgação de Práticas Comerciais e Serviços do INADEC, Joana Tomás.

Em declarações à Angop, a responsável explicou que o registo das reclamações dos consumidores pretende sensibilizar as empresas para a importância de melhorarem a oferta de bens e serviços e privilegiarem a satisfação dos clientes.

Para além do Livro de Reclamações, que em caso de descontentamento dos consumidores deverá ser solicitado à empresa ou instituição que estiver na origem da insatisfação, o INADEC vai criar um site para receber as queixas.

Segundo Joana Tomás, será ainda possível reclamar por carta ou por email, prática que permitirá ao instituto apresentar uma lista das empresas e instituições que prestam maus serviços aos clientes.

A responsável esclareceu ainda que os livros de reclamações terão de ser homologados pelo INADEC, podendo ser adquiridos na sede do Instituto, Imprensa Nacional e noutras instituições ainda por determinar.

Em função da queixa apresentada pelos consumidores - que ficarão com uma cópia do processo para que possam acompanhar o seu desenvolvimento -, o INADEC decidirá o tipo de medida a aplicar.