Em declarações à agência Lusa, o porta-voz do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros de Luanda, Faustino Minguêns, disse que ficaram inundadas 5.565 residências e 13 outras desabaram, estando desalojadas um total de 344 famílias.

As mortes ocorreram nos municípios do Sambizanga (uma), Viana (uma), Kilamba Kiaxi (uma) e Cacuaco (três), enquanto estão desaparecidas no município do Cazenga quatro pessoas, em consequência do desabamento de uma ponte.

As chuvas deixaram igualmente inundadas duas escolas e uma igreja no município do Kilamba Kiaxi, bem como sete centros de saúde no município de Viana.

Segundo o responsável, um raio atingiu a subestação da SONEF, que abastece energia eléctrica aos distritos urbanos do Cazenga, Hoji Ya Henda e Kima Kieza, o que provocou um incêndio à casa das máquinas da subestação e paralisando o seu funcionamento.

Faustino Minguêns disse que o município mais afectado pelas enxurradas foi o de Viana, com um total de 2.797 residências inundadas.

Para minimizar os estragos das chuvas, estão a ser realizados trabalhos de sucção das águas, a abertura de valetas, e assistência aos sinistrados pelas comissões municipais.