Contrariamente ao que chegou a ser noticiado na segunda-feira, inclusive pelo Novo Jornal, com base em informações da polícia, os dois mortos não resultaram de lutas de gangues mas sim da acção da PN que os surpreendeu quando se preparavam para assaltar uma agência do BCI naquela área da cidade de Luanda.

Segundo informações prestadas hoje por Mateus Rodrigues, a acção começou com uma denúncia feita numa esquadra móvel situada nas proximidades, por uma pessoa que viu os cinco elementos a entrarem no banco com armas.

Ainda segundo o mesmo relato, como a esquadra não tinha agentes suficientes, para o que a situação exigia, foi pedida a presença de elementos em patrulha que, depois, interceptaram os assaltantes.

A resposta destes foi a tiro e, na reacção policial, dois deles foram abatidos, tendo os restantes três fugido, mas, segundo Mateus Rodrigues, "sempre a disparar contra os agentes da polícia".

Devido à presença de muita gente na área, os polícias optaram por não ripostar devido ao risco de serem atingidos alguns populares que estavam de passagem ou que ocorreram ao local atraídos pela acção.

O oficial da PN informou ainda que as investigações que se seguiram permitiram confirmar que pelo menos um dos elementos do grupo que escaparam é de nacionalidade nigeriana.