O Palácio Presidencial vai receber na próxima segunda-feira, 24, o Conselho da República, órgão consultivo do Chefe de Estado.

A reunião acontece mais de dois anos depois da última convocatória, concretizada a 10 de Fevereiro de 2015 e centrada na discussão sobre a quebra das receitas petrolíferas.

Embora o tema do próximo Conselho da República não tenha sido divulgado, tudo indica que o debate seja dominado pelas eleições gerais, cuja data permanece por marcar.

A proximidade da votação, prevista para Agosto, deverá igualmente mobilizar os trabalhos da reunião extraordinária do comité central do MPLA, com início agendado para as 10h desta sexta-feira, 21, no Futungo de Belas.

Em relação ao Conselho da República, importa ainda referir que este órgão integra o vice-Presidente, Manuel Vicente, o presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, o presidente do Tribunal Constitucional, Rui Ferreira, e o procurador-geral da República, João Maria de Sousa

Formalmente constituído em Janeiro de 2013, o Conselho da República incluía ainda, na sua mais recente configuração, o então vice-presidente do MPLA, Roberto de Almeida (que em Agosto foi substituído pelo general João Lourenço), e os presidentes da UNITA, Isaías Samakuva, da CASA-CE, Abel Chivukuvuku, do PRS, Eduardo Kuangana, e da FNLA, Lucas Ngonda, os cinco partidos com representação parlamentar.