Angola com apoio do Banco Mundial para recuperar acesso a dólares

Novo JornalPublicado 21/04/2017 10:43:00

O Banco Mundial (BM) disponibilizou-se para ajudar Angola a retomar as relações com os bancos correspondentes, fundamental para que as instituições financeiras nacionais voltem a obter dólares.

Foto: Lídia Onde

Para além do apoio do BM no resgate das relações da banca nacional com os bancos correspondentes, Angola garantiu o apoio da insitituição a um programa de assistência técnica para o acompanhamento da implementação da Estratégia de Desenvolvimento do Sistema Financeiro Angolano.

O apoio do BM a Angola foi transmitido esta semana, em Washington, durante um encontro entre o ministro das Finanças, Archer Mangueira, o vice-presidente do BM para África e o director do departamento Africano do Fundo Monetário Internacional, Mahktar Diop e Abebe Selassie, respectivamente.

Archer Mangueira está nos EUA para participar nas reuniões de Primavera das instituições de Bretton Woods - nomeadamente Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional -, liderando uma comitiva composta pelo composta pelo Ministro do Planeamento e Desenvolvimento do Território, Job Graça, pelo Vice-Governador do Banco Nacional de Angola, Manuel Tiago Dias, e altos quadros destes três organismos do Estado.

Segundo nota do Ministério das Finanças, a delegação angolana é igualmente formada pelos Presidentes dos Conselhos de Administração do Banco de Desenvolvimento de Angola e do Banco de Poupança e Crédito, respectivamente Manuel Neto Costa e Ricardo Viegas d"Abreu.

Primeira Página