Mais de de dois anos depois da última reunião, convocada a 10 de Fevereiro de 2015, o Conselho da República voltou a juntar-se esta manhã, no Palácio Presidencial, em Luanda.

O encontro, para consultas no âmbito da preparação das eleições gerais previstas para o próximo mês de Agosto, foi antecedido pela tomada de posse de João Lourenço, que, na qualidade de novo vice-presidente do MPLA, substitui Roberto de Almeida no órgão.

Para além do número dois do partido no poder, o Conselho da República integra o vice-Presidente, Manuel Vicente, o presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, o presidente do Tribunal Constitucional, Rui Ferreira, e o procurador-geral da República, João Maria de Sousa.

Estão ainda representados os presidentes dos cinco partidos com representação parlamentar. Nomeadamente: Isaías Samakuva, da UNITA, Abel Chivukuvuku, da CASA-CE, Eduardo Kuangana, do PRS, e Lucas Ngonda, da FNLA.

Nos termos da Lei Orgânica sobre as Eleições Gerais, antes de marcar a data das eleições, o Presidente da República deve ouvir a Comissão Nacional Eleitoral - que já deu luz verde para a realização das eleições -, bem como o Conselho da República.

As normas eleitorais indicam ainda que a votação tem de ser convocada até noventa dias antes do termo do mandato do Presidente da República e dos deputados à Assembleia Nacional, e realizam-se até trinta dias antes do fim do mandato, pelo que deverão acontecer no final de Agosto.