Ainda a polémica estava no ar e já a Convergência Ampla de Salvação de Angola (CASA-CE) tinha dado entrada ao documento que renova o pacto entre as forças partidárias que compõem a segunda maior força política na oposição, soube esta semana o Novo Jornal através dos próprios líderes signatário da coligação.

O director do Gabinete dos Partidos Políticos do Tribunal Constitucional, Marcy Lopes, havia admitido, em entrevista à Rádio Nacional de Angola, que se três dos quatro partidos da coligação manifestassem a intenção de não integrar a coligação, a formação liderada por Abel Chivukuvuku seria extinta.

O "aviso" feito por Marcy Lopes foi esta semana considerado como tendo sido uma questão extemporânea, uma vez que quando este fez as referidas declarações já os líderes dos partidos tinham dado entrada do documento que permitirá a CASA-CE ir às eleições de 23 de Agosto como um bloco coligado.

A polémica à volta dessa força política ganhou ênfase quando o pedido de transformação da CASA-CE em partido político foi negado pelo Tribunal Constitucional, o que teria dado alguma margem à especulação sobre a estabilidade interna ou não desta formação política.

Para Manuel Fernandes, o facto de não ter passado a partido político não significou que os "alicerces" da coligação se tivessem tornado mais frágeis perante o futuro ou a sobrevivência do pacto que sustenta a coligação.

Recorde-se que o pedido foi indeferido pelo Tribunal Constitucional "por não existir consentimento para a respectiva fusão e dissolução" por parte de três dos quatro partidos coligados desde 2012.

Logo após as declarações de Marcy Lopes, já o porta-voz da CASA-CE, Lindo Bernardo Tito, viria a afirmar que todos os partidos da CASA-CE já haviam reunido os seus comités centrais e reafirmaram o apoio e permanência na coligação, pelo que aquele era um não assunto.

"Não só reafirmaram a sua intenção de se manterem na coligação, como também o documento já repousa no Tribunal Constitucional", garantiu na altura Lindo Bernardo Tito, que mostrou confiante relativamente o processo em curso.

(Pode ler esta notícia na sua versãoo integral na edição nº 480 do Novo Jornal, nas bancas, ou em digital, cuja assinatura pode pagar no Multicaixa)