É bom aqui referir que esta impossibilidade sempre esteve nas contas e na estratégia da nova agremiação política criada em 2012 por Abel Chivukuvuku, após ter protagonizado uma das maiores dissidências que a UNITA já conheceu ao longo da sua trajectória pelo expressivo número de militantes e simpatizantes do Galo Negro que ele conseguiu arrastar para o novo projecto, o que explica em grande medida o sucesso alcançado nas urnas com a conquista de 8 lugares na Assembleia Nacional e com a sua transformação em terceira força política do país.

Assim sendo, também sempre esteve em cima da mesa o chamado plano B que era a manutenção da CASA como plataforma eleitoral, de modos a não se deitar por terra todo o extraordinário capital político que foi conseguido e consolidado ao longo dos últimos 5 anos.

Formalmente a CASA já renovou, entretanto, junto do Tribunal Constitucional (TC), em carta dirigida ao seu Presidente, a intenção de voltar a concorrer ao próximo pleito como Coligação Eleitoral juntando para o efeito as correspondentes deliberações dos partidos constituintes que são o PALMA, PADDA-AP, PNSA e PPA.

Curiosamente esta correspondência deu entrada na secretaria daquela instância, um dia depois do Chefe do Gabinete dos Partidos Políticos do TC em entrevista concedida à RNA e à TPA, ter falado com algum detalhe da possibilidade da CASA-CE não conseguir concorrer às próximas eleições, caso algum dos seus partidos constituintes tomasse a decisão de desistir da associação.

Esta abordagem de Marcy Lopes, apesar de ter sido feita com base no que a lei dispõe a respeito do funcionamento das coligações, teve várias interpretações muito pouco pacíficas para a imagem quer do funcionário quer do próprio TC, ao ponto do mesmo ter voltado a aparecer na comunicação social para esclarecer o propósito desta sua "aula" sobre como uma coligação eleitoral pode desaparecer da circulação, chamando-se a mesma CASA-CE.

Não sabemos se a emenda foi pior que o soneto. A possibilidade de a CASA não ser admitida pelo TC continua a estar na mesa das hipóteses, enquanto o Tribunal presidido por Rui Ferreira não aprovar a lista definitiva dos concorrentes, o que só será possível saber na primeira semana do mês de Junho, mais dia, menos dia.

(Leia este artigo de opinião na íntegra na edição 480 do Novo Jornal, nas bancas e também disponível por assinatura digital, que pode pagar no Multicaixa)