Morreu o cantor Wyza, autor do sucesso "Mpasi"

Novo JornalPublicado 06/05/2017 9:04:00

João Sildes Bunga, rebaptizado Wyza no meio artístico, morreu ontem, 5, em Luanda, depois de um mal-estar súbito o ter encaminhado para um dos hospitais da capital. O falecimento do músico, que se notabilizou no kipalanga e por cantar em kikongo, chega uma semana após a morte do seu pai.

Foto: DR

"O pai do Wiza morreu recentemente e foi sepultado no último sábado (29 de Abril) e desde essa altura o cantor ficou com o astral muito em baixo. Hoje [sexta-feira] foi levado ao hospital e acabou por morrer", avançou à Angop fonte próxima do cantor.

Natural do Uíge, de onde saiu em direcção a Luanda para fugir à guerra, Wyza herdou a veia musical da progenitora, Elisa Bunga, com quem aprendeu a tocar kissange.

"Minha mãe tocava kissange e eu aprendi a tocar com ela, lá no mato. Eu era o cassule e os meus irmãos estudavam na aldeia, e para me consolar ela cantava para mim", contou o músico, numa entrevista ao Jornal Cultura, publicada em 2013.

Autor do sucesso "Mpasi", termo kikongo que significa sofrimento, Wyza deixa dois álbuns no mercado - Africa Yaya, de 2004, e Bakongo, de 2008 - e uma marca única: cantava em kikongo e distinguia-se pelo ritmo kipalanga.

Primeira Página