De acordo com uma nota emitida pelo MAT, esta segunda oportunidades para obtenção do cartão de eleitor, que está prevista no Processo de Actualização do Registo Eleitoral que terminou a 31 de Março, destina-se exclusivamente aos eleitores que efectuaram a prova de vida ou que se registaram pela primeira vez, por qualquer razão não estão na posse do documento que permite votar.

Ainda no mesmo documento feito chegar às redacções pelo MAT, esta nota etapa de conclusão do registo eleitoral permite ainda ao próprio ministério corrigir algum problema que tenha impedido fornecer o cartão de eleitor em tempo devido, nomeadamente devido a morosidade nesse mesmo processo ou outros problemas, como, por exemplo, avarias nas máquinas que produzem o cartão.

Para isso, avança o MAT, as administrações municipais vão ter postos de atendimento permanentes, em horário de expediente da função pública. Não foi divulgada uma data limite para esta etapa sobre a qual o MAT esclarece que não se trata de uma prorrogação do prazo do registo eleitoral.

Na província com maior número de eleitores registado, Luanda, alguns distritos urbanos vão disponibilizar também este serviço: Ingombotas, Maianga, Rangem, Samba e Sambizanga.