O também candidato à Presidência da República faz-se acompanhar do secretário de Estado das Relações Exteriores, Manuel Augusto, e de altos oficiais do seu Gabinete, e deixa Washington amanhã, seguindo para Havana, Cuba, onde fará a entrega de uma mensagem do Presidente José Eduardo dos Santos ao homólogo cubano, Raul Castro.

Em Washington, João Lourenço tem previsto um encontro no Pentágono, com o secretário da Defesa, James Mattis.

A reunião entre os representantes dos dois Estados deverá reflectir-se no desejo das autoridades americanas em capitalizar melhor a condição de Angola como um dos parceiros estratégicos na África Subsariana. O acordo de cooperação militar existente contempla a formação de angolanos em escolas militares americanas e a assistência à luta contra o VIH-SIDA nas Forças Armadas Angolanas.
A reunião das chefias militares dos dois países pode também passar pelos últimos desenvolvimentos políticos, de segurança e humanitário, na região dos Grandes Lagos, sobretudo na República Democrática do Congo (RDC).

A influência que Angola exerce no Golfo da Guiné pode abrir caminho à cooperação ao nível das marinhas, para conter o terrorismo ao longo da sua costa.

De acordo com do ministro João Lourenço, esta é "uma visita histórica e de grande importância, uma vez que o "Memorando de Entendimento" vai aproximar as relações entre os dois países de uma forma geral e, particularmente, no domínio da Defesa".