Flora Vanda, supervisora do Programa de Subnutrição, afirmou que a maior percentagem dos óbitos se deve à chegada tardia dos doentes aos serviços de saúde ou às unidades especiais, situação agravada pela falta de produtos terapêuticos, como o leite F75 e F100 e o Plumply-nut, medicamento utilizado na última fase do tratamento.

Segundo a responsável, as mortes por má-nutrição estão ainda associadas a outras patologias, como a sida, malária e a tuberculose.

Flora Vanda referiu, em entrevista à Angop, que "o número de óbitos poderá aumentar nos próximos tempos, por se verificar o surgimento de elevados casos de internamento com patologias oportunistas, que após um longo tratamento, agravado pelo desmame precoce e alimentação inadequada, caem na desnutrição".

Deu como exemplo o caso do internamento de 12 crianças com VIH/ Sida/ tuberculose, nascidas de mães seropositivas, que não deviam contrair esta patologia, mas devido ao estigma e à descriminação, as mães evitam os serviços de puericultura e de prevenção de transmissão vertical, recorrendo apenas aos serviços quando as crianças já estavam em fase terminal.

Adiantou que o Programa Provincial de Subnutrição atendeu, entre Janeiro e Abril, 4 488 crianças menores de cinco anos com má-nutrição severa, das quais 953 permaneceram internadas nas unidades especiais com má-nutrição grave, cujas causas estão ligadas ao deficiente saneamento básico, ao desmame precoce inadequado e aos maus hábitos alimentares.

A supervisora do Programa de Subnutrição salientou que no mesmo período do ano anterior, o programa atendeu 3 448 casos de subnutrição sem complicações e 380 pessoas com má-nutrição grave, situação que resultou em 129 óbitos.

O programa supervisiona 74 centros e seis unidades, localizados nos municípios do Balombo, Bocoio, Catumbela, Benguela, Cubal e Ganda, com destaque para a do Cubal, adstrita à Igreja Católica, pelo facto de atender um maior número de pacientes provenientes de várias províncias do país.

O Programa conta com a cooperação da Organização Não-Governamental americana, "JAM" (Joint Aid Management) e a Visão Mundial Internacional para a distribuição, de forma irregular, de produtos terapêuticos, designadamente o Plumply-nut e o leite F100.