O ministro Georges Chikoti, em declarações à RFI, confirma, pela primeira vez depois dos intensos rumores dos últimos dias, que José Eduardo dos Santos se encontra em Barcelona por razões de saúde, negando, no entanto, que se tenha tratado de problema cardíacos.

Falando sobre a estadia de José Eduardo dos Santos em Espanha, o ministro Chikoti sublinhou a ideia de que ter problemas de saúde acontece a toda a gente, procurando retirar o dramatismo que envolveu o estado de saúde do Presidente angolano, que tem 74 anos.

"Há alturas que acontece a toda a gente não se sentir bem, Mas ele (o Presidente da República) esta bem e quando estiver melhor vai regressar ao país", referiu o ministro que tutela a diplomacia angolana.

Georges Chikoti lembrou ainda aquilo que já é tido como certo mas que nunca tinha sido confirmado oficialmente, que é a visita regular a Barcelona por razões médicas e que é ainda por isso que a sua presença naquela cidade de Espanha "é normal".

Nesta deslocação regular a Espanha, dia 01 de Maio, no entanto, sucedeu um conjunto de rumores mais intensos que o normal, tendo mesmo corrido nas redes sociais a informação de que tinha morrido, o que levou a sua filha mais velha, Isabel dos Santos, a desmentir publicamente essas #notícias falsas" que disse terem sido criadas por pessoas com "interesse na desestabilização do país".

José Eduardo dos Santos não tem data definida para regressar a Angola, sabendo-se apenas pelas palavras de Chikoti que isso sucederá quando se sentir melhor.