A União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) refere, em comunicado de imprensa, que estes actos acontecem "na maior parte dos casos na presença de agentes de autoridades competentes, com brigadas que actuam em diversas horas do dia".

De acordo com a mesma nota, "estes actos de desrespeito às leis e à ética, por parte dos militantes do MPLA, ocorrem em todo o País e são potenciadores de conflitos violentos entre militantes e de perturbações à ordem pública, com consequências imprevisíveis".

O maior partido da oposição refere que esta prática tem acontecido somente em relação à UNITA, "o que pode levar a concluir que se trata de uma estratégia de esvaziar o conteúdo eleitoral do partido e ofuscar a sua imagem perante o público eleitor".

"A direcção da UNITA apela para a observância escrupulosa da lei, por parte de todos os partidos concorrentes, mormente o MPLA, e dos cidadãos militantes, a pautarem-se pelas práticas condizentes com os fundamentos da democracia participativa", pode ler-se na nota de imprensa.

Outro apelo é feito às autoridades angolanas, nomeadamente aos governadores provinciais, administradores locais e Polícia Nacional, para que tomem as "devidas providências, com vista a evitar-se um ambiente de pré-campanha turbulento, a bem da paz e da reconciliação nacional".

No mesmo comunicado, a UNITA afirma que os angolanos "ávidos de eleições livres, justas e transparentes, têm dado provas de maturidade política e alto sentido patriótico, pelo que todos os atores políticos e sociais envolvidos no processo eleitoral devem pautar-se por esta conduta exemplar de cidadania".

Esta semana, o ministro do Interior de Angola, Ângelo Veiga Tavares anunciou que está previsto para Julho a realização de um encontro com todos os partidos políticos concorrentes às eleições gerais de 23 de agosto, para abordar questões de segurança.

Admitindo a ocorrência de algumas acções ocasionais, o governante apelou ao compromisso e envolvimento de todos os actores nestas eleições, nomeadamente cidadãos e partidos políticos, para um processo eleitoral tranquilo.