De acordo com a edição online do jornal namibiano New Era, a detenção dos 11 angolanos aconteceu no passado dia 12 de Junho no aeroporto de Frankfurt, na Alemanha, onde aterraram provenientes de Windhoek.

O grupo de angolanos, onde se incluíam mulheres e crianças, foi apanhado a viajar ilegalmente pelas autoridades germânicas, que notificaram a Air Namibia da ocorrência, tendo em conta que os detidos chegaram à Alemanha através de um dos seus voos.

"Assim que a Polícia alemã nos informou, através da nossa estação em Frankfurt, abrimos uma investigação interna e solicitámos a ajuda da Polícia namibiana, cooperação já resultante em duas detenções, esperando-se outras mais", disse ao New Era o director de comunicação corporativa da Air Namibia.

As averiguações da companhia aérea e da Polícia permitiram concluir que um funcionário da transportadora, que trabalhava como agente de check-in no Aeroporto Internacional Hosea Kutako, em Windhoek, facilitou o embarque dos 11 angolanos, com a ajuda de um cúmplice, alegadamente um angolano a viver ilegalmente na Namíbia desde o ano passado.

O caso reaviva os alertas para a actuação de redes de tráfico de seres humanos, recentemente associadas à detenção de mais de 20 jovens angolanos na Namíbia.